Para iniciar um projeto em BIM o planejamento e a organização devem ser estruturados através do BEP (Plano de Execução BIM), documento que distribui e alinha as responsabilidades dos agentes envolvidos, assim, e o que o projetista de instalações elétricas deve observar são quais os níveis de informações e detalhamentos que o coordenador irá exigir em cada fase para não entregar um modelo aquém ou além do exigido.

Já no processo projetual, observar a posição geográfica do projeto de arquitetura ao iniciar o projeto de instalações evita o erro comum de locação, pois caso sejam feitos em posições separadas a compatibilização os dois modelos ficarão deslocados, podendo gerar um retrabalho. Inserir informações técnicas e comerciais nos componentes auxiliar na qualidade das tabelas de quantitativos e pré-orçamento de toda as instalações. Para a equipe, criar documentos com procedimentos operacionais padrão de projeto garante a qualidade da entrega e aumenta a eficiência do trabalho.

Assim, o principal desafio de se realizar um projeto em BIM é fazer com que todos os envolvidos estejam empenhados em seguir uma rotina com a responsabilidade de inserir informações no modelo, pois somente após isso poderemos gerar simulações para uma analisa técnica de viabilidade confiável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *