Subestação de energia elétrica é um composto de equipamentos que são instalados para atender empreendimentos que demandam de alta carga de energia. Com um ou mais transformadores é necessário que as instalações tragam segurança às pessoas e aos aparelhamentos.

Desta forma, o projeto de uma subestação não é tão simples, pois é um conglomerado de projeto elétrico, civil, mecânico, telecomunicação e ambiental, além de um sistema de planejamento e gestão da execução.

A metodologia BIM no processo projetual traz ganhos na qualidade dos projetos, na mitigação dos problemas recorrentes das interferências entre a engenharia e a execução, na redução do tempo de conclusão dos projetos, na minimização dos erros que provocam retrabalhos, além da visualização 3D da subestação que aumenta a precisão geral dos projetos e permite a detecção precoce de possíveis riscos de segurança.

O projeto de subestação exige equipes multidisciplinares e multifuncionais que devem compartilhar informações facilmente e trabalhar nos mesmos projetos simultaneamente, portanto é necessário o uso de softwares que disponham desta capacidade de compartilhar informações. São exemplos desses softwares: Revit(Autodesk), Substation(Bentley), Primtech 3D.

Por outro lado, uma das dificuldades encontradas atualmente é a falta de componentes elétricos em 3D disponibilizados pelos fabricantes, deixando a cargo de cada escritório a modelagem e a inserção de informações técnicas necessárias para o projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *